Elciq Engenharia Ltda | R. Áurea Lima 18 A, Centro – Niterói – RJ. CEP: 24030-150
Como é ter carro elétrico no Brasil

Como é ter carro elétrico no Brasil

Apesar do crescimento disparado nas vendas de carros elétricos em 2019 e 2020, se analisarmos os dados dos anos anteriores. Entretanto, ainda são poucas as pessoas que apostam no uso de carros elétricos no Brasil — dados oficiais da Fenabrave (associação de concessionários) apontam menos de 3 mil veículos desse tipo emplacados no Brasil. Mas esse número tende a ser reforçado, seja por unidades de híbridos plug-in (cujas baterias são reabastecidas na rede elétrica), seja por iniciativas que começam a surgir aqui e ali.

De acordo com o primeiro Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, o ritmo da eletrificação na mobilidade urbana no Brasil ainda é bem lento se comparado com o dos demais países, porém vem apresentando crescimento nos últimos anos.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Há uma vantagem inegável na escolha de um veículo elétrico. Assim que se troca um automóvel com um motor alimentado por combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo, gás) por um carro movido a eletricidade, há a certeza de que estamos contribuindo para um planeta mais limpo.

Com zero emissões, o carro elétrico poderá ser a solução na luta contra a poluição nos grandes centros urbanos. Na Europa, já é visível a vontade política em vedar o acesso a veículos a gasolina ou gasóleo aos centros das principais cidades. Em julho deste ano, a União Europeia propôs a proibição de vendas de carros movidos à combustão a partir de 2035.

Aqui no Brasil, estamos apenas iniciando todo este processo de troca de tecnologia mas a tendência é que em poucas décadas os carros elétricos substituam os carros convencionais. Inclusive,já estamos começando a nos adequar a essa nova realidade da mobilidade. Por exemplo, no estado de São Paulo já foram sancionadas leis de incentivo ao uso de carros elétricos e híbridos. Além disso, por lá os novos edifícios deverão ser equipados com sistemas e carregadores para os veículos eletrificados.

Se você não gosta de barulho em carro, o elétrico é extremamente silencioso o que já vai lhe agradar muito.

Sua manutenção é bem mais simples pois seu motor não tem a quantidade de peças dos motores à combustão.

Parado no trânsito, não vai consumir energia e nem ficar emitindo gases poluentes.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS ?

O custo ainda é mais elevado do que os veículos tradicionais, mas a tendência será de baixa, conforme for aumentando a demanda.

Outro aspecto negativo é que ainda existem poucos postos de abastecimento, mas para trajetos urbanos e abastecendo em sua residência ou condomínio este problema pode ser reduzido, já que a autonomia média de um veículo elétrico está em torno de 300 Km para alguns modelos.

Deixando de lado a desvantagem do peso da bateria (500 Kg), o carro elétrico se mostra com um futuro promissor, contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando novas possibilidades de empreendimentos.

Dúvidas frequentes

Conforme a discussão sobre carros elétricos e a infraestrutura eletrificada se ampliam, mais gente se interessa e mais dúvidas surgem. Mas duas são muito pertinentes: Como faço para carregar? Quanto custa ter um carregador?

A Elciq Engenharia, especialista no segmento elétrico, pode ajudar com toda a infraestrutura elétrica e civil para a montagem dos postos de abastecimento sejam em condomínios, casas, empresas de transporte urbano, e demais estabelecimentos comerciais e industriais. Além disso, junto com a AC Mobility,podemos fornecer os carregadores para cada tipo de necessidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu